top of page

Rota do Infante comemorou os 600 anos da viagem a Ceuta.

 

Em agosto de 1415, o Infante D. Henrique partiu com a sua expedição em direção a Ceuta. 600 anos depois, a viagem por terra foi realizada por outros portugueses. A comemoração da data de 21 de agosto de 1415 foi um dos eixos da Invicta Rota do Infante. A partida do Porto, cidade onde se preparou toda a expedição no século XV, aconteceu a 15 de agosto de 2015 e a chegada a Ceuta, no dia 21 do mesmo mês, cumprindo o velho calendário de há 600 anos.

O percurso da viagem esteve centrado na figura do Infante D. Henrique. Todos os locais por onde os viajantes passaram e onde pernoitaram foram sítios importantes da sua vida ou, de algum modo, da memória do início dos Descobrimentos. A importância histórica e patrimonial inerente aos locais foi realçada por atores que acompanharam a expedição de forma a tornar mais vívidos todos os momentos.

A viagem foi feita de mota e de autocarro, tendo todos os viajantes feito a partilha de sensações que os percursos mais alternativos permitiram.

O projeto, organizado pela Quadrante, teve o apoio da Casa do Infante/Vereação da Cultura da Câmara Minicipal do Porto. O piloto Pedro Bianchi Prata e o navegador Ricardo Diniz apadrinharam a iniciativa. O Museu e Parque Temático World of Discoveries acompanhou e colaborou em toda a programação. Muitos outros parceiros deram o seu contributo para que esta iniciativa fosse um sucesso, deixando uma marca indelével na história comum às duas cidades: Porto e Ceuta.

 

 

 

600 Anos Invicta Rota do Infante
Jantar de Apresentação - Rota do Infante

.

Foz Literária

Foz Literária

.

bottom of page